top of page

Filme: Creed II & Empreendedorismo

Filmes de boxe fornecem muita inspiração. Assisti hoje "Creed II", estrelado por Michael B. Jordan e com Sylvester Stallone no famoso papel de Rocky Balboa.

Sentei-me através do filme que me levou em uma montanha russa emocional e os personagens começaram a fazer citações tão poderosas, que me senti obrigado a escrevê-las.

As frases simples proferidas nos últimos atos do filme foram pedras preciosas que todo empreendedor deveria abraçar na jornada para construir um negócio que prospera a longo prazo.

Segue abaixo cinco delas:




1. "If you want to change things in a big way, then you gotta make some big changes." (Se você quiser mudar as coisas em uma grande escala, então você precisara mudar bastante)


A maioria dos proprietários de empresas começam a ter uma visão de causar um grande impacto nos clientes que eles atendem. O desafio é que muitos líderes começam com essa intenção, então rapidamente caem na armadilha de se envolver em atividades e estratégias que são apenas versões ligeiramente diferentes do que já existem.

Se você quiser abandonar o status quo e agitar as coisas, não poderá abordar os negócios da mesma forma que as massas. Isso pode significar que você tem que desafiar a maneira como você opera atualmente se quiser ver resultados significativamente diferentes.

Por exemplo, falar uma língua que não é minha nativa e aprender e me adaptar a um novo conjunto de normas culturais me tornou mais empático e culturalmente inteligente.


2. "Adonis Creed is standing up to the awesome power of Victor Drago." (Adonis Creed está de frente a incrível força de Victor Drago)

Às vezes, quando você está trabalhando para construir seu negócio, pode ser intimidante competir no mesmo mercado de empresas gigantescas que já têm uma fortaleza com os clientes que você deseja atender. Mas só porque um concorrente é maior que você, não significa que você não pode vencer.

Para fazer isso, você terá que jogar seu próprio jogo. Você terá que identificar suas forças únicas e descobrir buracos na forma como os outros jogadores em seu mercado operam para determinar o plano de jogo ideal.

Muitas vezes, constato que as empresas menores têm o benefício da agilidade e da intimidade com os clientes, com as quais as empresas maiores lutam. Quando você encontrar uma habilidade valiosa que forneça uma vantagem injusta para você, não deixe de explorá-la. Especialmente quando for contra um concorrente poderoso.


3. "I don't think Drago has anything left but he is refusing to give up." (Eu não acho que o Drago tenha qualquer coisa que reste, mas ele está recusando desistir)


Construir um negócio é jogar o jogo longo. Claro, a maioria de nós gostaria que o sucesso acontecesse rapidamente e nunca fosse embora. Mas em muitos casos, você terá que abaixar a cabeça e fazer o trabalho, muitas vezes na obscuridade, por mais tempo do que preferiria.

Quando você puder ver o objetivo que você está tentando alcançar à distância, você terá que cavar fundo para encontrar a energia para continuar aparecendo e lutando para transformar seu sonho em realidade.

Desistir, especialmente quando você está no meio de uma luta difícil, pode parecer uma opção viável para parar a dor associada à sua jornada. Saiba que você é mais forte do que pensa, e haverá mais recompensas profundas para superar seu desconforto temporário para continuar lutando.


4. "It's okay." (Ok!)

"Creed II" é um filme sobre boxe, então alguém tem que perder uma briga. Ao trabalhar para construir o seu negócio, saiba que as falhas são inevitáveis ao longo do caminho e, quando ocorrem, internalizam o fato de que está tudo bem.


Jeff Bezos observa que o fracasso desempenha um papel importante no sucesso da Amazon:


Uma área em que penso que somos especialmente distintivos é o fracasso. Acredito que somos o melhor lugar do mundo para fracassar (temos muita prática!), E o fracasso e a invenção são gêmeos inseparáveis.

Falhas abrem o caminho para o sucesso futuro. Se você permitir, eles fornecem as pistas de que você precisa para fazer os ajustes necessários para obter um resultado melhor na próxima vez que tentar um projeto.


5. "I did it because it was my fight. And when I stepped into the ring, it wasn't just about me." (Eu o fiz porque era minha luta. Quando eu subi no ringue, não era apenas algo meu)


Seu negócio não é apenas sobre você e os prestígio e benefícios financeiros que podem proporcionar. Negócios envolvem pertencer. É sobre transformação. É sobre tornar a vida melhor para as pessoas que você serve.

Lembre-se do que você está lutando enquanto trabalha para construir um negócio que prospera. Considere que o trabalho que você faz com sua empresa terá um efeito cascata que afetará a vida das pessoas que sua empresa toca, tanto perto quanto longe.

Não deixem de assistir esse filme, o aprendizado será incrível!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page