top of page

Idiomas que deram origem à língua inglesa


O idioma inglês é uma língua germânica. Seu surgimento veio a partir de vários outros idiomas e influências linguísticas que conviveram nas Ilhas Britânicas desde a ocupação celta na antiguidade. Os idiomas que deram origem à língua inglesa foram, principalmente:

Celta britânicoAnglo-frísioSaxãoFranco-NormandoLatim.

O Celta britânico era o dialeto falado pelos Celtas. Esses povos formaram várias nações na Europa antiga e, embora não tenham estabelecido uma grande unidade na Inglaterra, ocuparam as Ilhas Britânicas até a ocupação romana.

O Anglo-frísio e o saxão foram trazidos à Grã-bretanha pelos povos germânicos da Europa central. A palavra English, inclusive, é derivada de Anglo, nome usado para denominar a tribo germânica que ocupou a Bretanha na Baixa Idade Média (os anglos e posteriormente anglo-saxões).


Desenvolvimento da língua Inglesa

Historicamente, o idioma inglês é dividido em três fases distintas. Cada qual com influências e novas características que foram adquiridas pela convivência com os dialetos citados anteriormente.



O inglês antigo

Na origem da língua inglesa, o inglês antigo agrupava dialetos diversos que foram trazidos à Grã-bretanha pelos povos saxões e as variações linguísticas das diferentes tribos desse povo. Durante essa fase, o Saxão ocidental foi o dialeto que passou a ser mais influente. O poema Beowulf, um dos clássicos históricos da língua inglesa, foi escrito no Old English, que foi a língua dominante entre os séculos 5 e 12.


Inglês Médio

O Inglês médio, ou Middle English, se originou a partir das influências Vikings e da conquista Normanda da Inglaterra. O Inglês Médio esteve presente entre os séculos 11 e 15. O Canterbury Tales, de Geoffrey Chaucer, é a obra mais famosa escrita usando o Inglês Médio.


Inglês Moderno

O Modern English se consolidou a partir do século 15, época do renascimento e na qual as línguas nacionais passaram a ter uma grande importância para a consolidação dos Estados europeus. A principal característica é a maior padronização do idioma como um todo.

O desenvolvimento da literatura inglesa, com Shakespeare e outros escritores escrevendo em Inglês Moderno também foi um fator importante.

O Inglês moderno se espalhou pelo mundo graças ao Império Colonial britânico. No século 19, uma área equivalente a 25% dos territórios do mundo (apenas área terrestre) pertencia aos britânicos de alguma forma. A sucessão da Inglaterra pelos EUA como maior potência mundial deu continuidade à influência da língua Inglesa no mundo.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page