top of page

Nomes de bandas em Inglês

Atualizado: 15 de set. de 2019


As pessoas tem o hábito de traduzir todas as palavras ao “pé da letra”, mas vale lembrar que títulos de bandas estão relacionados com sua história e situações particulares com alguns membros. Confira abaixo o nome de algumas bandas.


Aerosmith – O Aerosmith é o rock em pura essência, criando e renovando seu próprio estilo e influenciando filmes, novas bandas, estética e tendência do rock’n’roll.  Muitos acreditam que o nome da banda veio do livro “Aerosmith”, de Sinclair Lewis. Porém, acredite, não há nenhuma teoria para o significado da banda. O baterista Joey Kramer pensou no nome quando ainda estava no colegial. Segundo o pessoal da banda, “Aerosmith” não significa nada em particular, apenas “soa legal”.


AC/DC – O significado de AC/DC é “Alternating Current/Direct Current” (ou, traduzindo para o português, Corrente Alternada/Corrente Contínua). Tal nome teria sido achado na placa existente atrás de uma máquina de costura (que deveria ser provida de um motor universal) de Margaret Young, irmã de Angus e Malcolm. Os membros do AC/DC dizem que não sabiam da conotação bissexual que o termo carrega, já que ele significa um aparelho elétrico que pode ser ligado em duas formas diferentes de corrente. A banda é normalmente classificada como hard rock ou blues-rock e considerada uma das pioneiras do heavy metal.

Beatles – O nome foi sugerido por Stuart Sutcliffe, primeiro baixista da banda. Stuart era admirador da banda Crickets (grilos) de Buddy Holly e sugeriu o nome The Silver Beatles (besouros prateados), depois abreviado para apenas Beatles. Lennon sugeriu que usassem Beatles ao invés de Beetles que gostou do trocadilho com beat (ritmo, batida).


COLDPLAY – “Jogo frio”. O nome da banda é inspirado numa coletânea de poemas de Philip Horke. Coldplay é uma banda de rock inglesa, formada em 1998.


Deep Purple – O nome Deep Purple foi sugerido por Ritchie Blackmore, retirado de uma música que sua avó gostava. A avó do Ritchie Blackmore gostava da música “Deep Purple” de Bing Crosby. O Deep Purple é uma das maiores e mais influentes bandas de rock de todos os tempos.


Foo Fighters – é uma banda de rock alternativo dos Estados Unidos formada pelos ex-Nirvana Dave Grohl e Pat Smear em 1995. O nome da banda é uma referência ao termo “foo fighter”, usado por aviadores na Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, considerados OVNIs. ‘Foo’ é uma gíria para a palavra francesa ‘feu’, que quer dizer fogo.


Guns N’ Roses  – (às vezes abreviado como G N’ R ou GnR) é uma banda de hard rock formada em Los Angeles, Califórnia (EUA), em 1985. Axl e Izzy participavam de uma banda chamada de “Hollywood Rose”. Tempos depois, Axl e Izzy se juntaram aos membros de uma banda chamada “L.A. Guns”. Então, essa nova banda, formada por Axl, Izzy, Tracii, Ole e Robbie, foi denominada Guns N’ Roses.


Iron Maiden – O nome, um instrumento de tortura medieval, foi tirado do filme “The Man In The Iron Mask”.


KISS – é uma banda de hard rock dos Estados Unidos, formada em Nova Iorque em 1973 por Paul Stanley e Gene Simmons que ficou conhecida mundialmente por suas maquiagens, e por seus concertos que incluem guitarras esfumaçantes, cuspir fogo e sangue, pirotecnias e outros efeitos. Diferentemente do que muitos pensam, a banda KISS não significa beijo mas uma sigla. Há duas teorias para o nome desta. KISS = “Knights In Service Satan” “Cavaleiros a Serviço do Satã” ou o acrônimo de“Keep It Simple, Stupid!” (mantenha isso simples, estúpido!), um princípio que defende a simplicidade de um projeto evitando complexidade e complicações.


Linkin Park – A banda se chamava “Hybrid Theory” e teve de mudar o nome para “Linkin Park” por questões legais, já que existia uma outra banda com esse nome. A decisão por esse nome foi porque o Chester Bennington, vocalista da banda, costumava dirigir pelo Lincoln Park em Santa Mônica. O nome foi aprovado, porém, Lincoln Park é um local público, e seria complicado registrar um site da banda com esse nome. A solução foi fazer alterar propositalmente o nome Lincoln Park para Linkin Park. De certa forma, o nome ganhou uma boa sonoridade.


Nirvana –  Nirvana é uma palavra do contexto do Budismo, que significa o estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual. Nirvana é o nome de uma banda de rock criada em Aberdeen (estado de Washington), Estados Unidos, tendo como principal vocalista e guitarrista o lendário Kurt Cobain. Foi uma banda de bastante sucesso nas décadas 80 e 90 do século XX.


The Offspring – The Offspring é uma banda de punk rock formada em 1984 na Califórnia. Tiraram o nome do filme B “The Offspring – They Were Born To Kill” (Os Decendentes – Eles Nasceram Para Matar).


Pink Floyd – O nome Pink Floyd é a junção dos nomes de dois antigos músicos de Blues, Pink Anderson e Floyd Council (Dipper Boy), que influenciaram Syd Barret. Syd nomeou a banda com o nome de um dos discos da dupla, The Pink Floyd Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd.


Queen – Segundo Freddie Mercury: “Eu sempre tive a idéia fixa de chamar a banda de Queen. Este era um nome muito forte, muito universal e imediato, tinha uma visão de potência e estava aberta a vários tipos de interpretação. Eu estava ciente da possível conotação gay ao nome, mas essa era apenas uma das várias ‘caras’ para o nome.”


System Of A Down – O nome vem de um poema do guitarrista, Daron, chamado Victims Of A Down. System foi escolhida por ser uma palavra mais forte.


U2 – Modelo de avião usado para espionagem desenvolvidos pelo governo americano. Bono declarou certa vez que o nome vem da ideia de interatividade com o público, “You Too”, Você Também.


Assim algumas das lendárias bandas de rock criaram os seus nomes!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page